Conheça a nossa história
Regata Puerto Buceo – Rio Grande
Em 10 fevereiro de 1963, doze veleiros partiram das proximidades da boca do Puerto del Buceo, no Uruguai rumo ao Brasil na que ficou conhecida como a primeira edição da Regata Puerto Buceo – Rio Grande, o batismo náutico oceânico internacional que o sul do Brasil ansiava.
A primeira edição da Regata Puerto Buceo – Rio Grande foi realizada em duas etapas, a primeira em mar aberto até Rio Grande e a segunda de Rio Grande a Porto Alegre pela Lagoa dos Patos.
Após um intervalo de quase dez anos, em 02 fevereiro de 1975, começou a segunda edição Regata Puerto Buceo – Rio Grande, organizada pelos clubes Rio Grande Yacht Club, Veleiros do Sul e Yacht Club Uruguayo. Nessa edição a regata percorreu 300 milhas náuticas, saindo de Puerto Buceo, no Uruguai com a chegada em Rio Grande, Brasil.
Novamente a comunidade náutica se organizou para saciar o anseio de uma regata internacional que reunisse velejadores do Brasil, Argentina e Uruguai, unido os povos destes três países. Assim foi retomada a iniciativa embrionária de 1965, procurando preencher essa lacuna e atender o desejo latente da comunidade.
No ano seguinte, em 21 de fevereiro de 1976 foi realizada a terceira edição da prova e ultima que se tem notícia desde então. Também promovida pelos clubes Rio Grande Yacht Club, Veleiros do Sul e Yacht Club Uruguayo, percorrendo o percurso de Porto Buceo à Rio Grande, conectando as principais capitais náuticas do Cone Sul.
As edições de 1975 e 1976 mantiveram esse espírito de integração e competição, consolidando o evento como um símbolo da cooperação náutica trinacional e do potencial esportivo da vela oceânica na região do Prata e do Sul do Brasil.
1963 - A Primeira Travessia
A regata nasce conectando Montevideo e Rio Grande por uma rota oceânica desafiadora. Velejadores pioneiros inauguram a travessia que se tornaria simbólica no Atlântico Sul.
1975 - Crescimento e Consolidação
A segunda edição confirma o sucesso. Mais barcos da Argentina, Uruguai e Brasil participam, fortalecendo o caráter internacional e ampliando o prestígio do evento.
1976 - A Época de Ouro
Com recorde de inscritos, a regata chega ao seu auge. Torna-se um dos eventos náuticos mais aguardados da região, reunindo tripulações experientes e clubes tradicionais.
2025 - A Retomada Após Décadas
Uma união histórica entre clubes, federações e entidades náuticas decide pela reedição oficial da regata, marcando os 50 anos da primeira travessia e preparando o retorno para 2026.
Yacht Club Rio Grande
Endereço: R. Capitao-Tenente Heitor Perdigão - Centro, Rio Grande
Email: secretaria@rgyc.com.br